TI: setor ganha nova marca para se fortalecer no mercado internacional
A partir desta semana, o setor brasileiro de TI (Tecnologia da Informação) ganha nova marca, denominada Brasil IT+, cujo objetivo é ampliar a representatividade das empresas no mercado internacional.
Segundo a Agência Brasil, a marca foi criada em parceria pelo governo federal, por meio da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e as entidades do setor de TI.
A partir desta semana, o setor brasileiro de TI (Tecnologia da Informação) ganha nova marca, denominada Brasil IT+, cujo objetivo é ampliar a representatividade das empresas no mercado internacional.
Segundo a Agência Brasil, a marca foi criada em parceria pelo governo federal, por meio da Apex Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e as entidades do setor de TI.
Carga tributária
Para o presidente da Fenainfo (Federação Nacional das Empresas de Informática), Maurício Laval Pina de Souza Mugnaini, para melhorar o cenário positivo do setor no País e ocorrer a internacionalização das empresas, é necessário desonerar o trabalho e diminuir a carga tributária.
Outra preocupação do setor é o mercado interno. “Nunca consegui encontrar alguém que tivesse resultado no mercado internacional sem ter uma base instalada em seu país”, afirma Mugnaini.
Apoio do governo
De acordo com o presidente do Seprorj (Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro), Benedito Paret, apesar do apoio do governo, isoladamente, a marca não traz grandes consequencias para o fortalecimento do setor de TI no País.
“Quase 60% das compras federais na área de TI são canalizadas para desenvolvimento próprio ou por meio das empresas públicas, como Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social) etc”, afirmou Paret.
Para o presidente do Seprorj, para a empresa nacional ser forte, é necessário o apoio do governo federal, por meio de compras e contratações.
Site InfoMoney