UniSul e ACATE firmam parceria para desenvolvimento de soluções a empresas de tecnologia - ACATE
Associe-se
  • Institucional
    Saiba mais sobre a Acate
    • Sobre a Acate
    • Equipe
    • Diretoria e Conselhos
    • Centros de Inovação
    • Relatório de Atividades
    • Projetos
    • História
    • Relações Governamentais
    Siga nossas redes sociais
  • Associadas
    Associadas
    • Empresas Associadas
    • Atestado de Exclusividade
    Siga nossas redes sociais
  • Programas
    Programas Acate
    • ACATE 1bi
    • ACATE Invest
    • Verticais de Negócios
      Ver Todos >
      • Agtech
      • Construtech
      • EdTech
      • Energia
      • Fintech
      • Manufatura 4.0
      • Peopletech
      • Saúde
      • Security Tech
      • Smart Cities
      • Varejo
    • Grupos Temáticos
      Ver Todos >
      • Internacionalização
      • Mulheres ACATE
    • MIDITEC
    • ACATE Startups
    • LinkLab
    • Veja todos os programas >
    Siga nossas redes sociais
  • Benefícios
  • Polos Regionais
  • Eventos e Notícias
    EVENTOS E NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Blog
    • Agenda de Eventos
    • Boletim de Oportunidades
    Siga nossas redes sociais
  • Vagas
    Vagas na Acate
    • Trabalhe conosco
    • Vagas Ecossistema
    • Formação de Talentos
    Siga nossas redes sociais
Login Associe-se
Login
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English

Você está em:  Início Notícias ACATE

ACATE

03/jun/2024

UniSul e ACATE firmam parceria para desenvolvimento de soluções a empresas de tecnologia

Programa U-Connect prevê a interação entre estudantes e professores para troca de expertises com ecossistema tecnológico de Santa Catarina
Parceria entre a ACATE e a UniSul, por meio do programa U-Connect, prevê a interação entre estudantes e professores para troca de expertises.

A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, estabeleceu parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) através do U-Connect, Programa Permanente de Inovação da universidade. Na terça-feira, 28 de maio, foi assinado um Termo de Cooperação Tecnológica com o objetivo de potencializar a capacidade inovadora de estudantes e professores para desenvolver soluções e, também, para conectá-los a empresas do estado. Além disso, a parceria firma um convênio de ensino dual entre ACATE e a Ânima.

Moacir Marafon, vice-presidente de Talentos da ACATE, celebrou as oportunidades que serão geradas a partir do relacionamento entre a entidade e a instituição de ensino superior. “Esta importante parceria proporciona que as mais de 1.700 empresas associadas à ACATE possam demandar pesquisas e soluções para o desenvolvimento de produtos inovadores junto a uma universidade que é destaque em Santa Catarina. Ao mesmo tempo, a UniSul poderá desenvolver pesquisa aplicada com base em problemas reais, além de promover a interação para que os cursos estejam adequados às demandas das empresas, o que vai gerar maior empregabilidade e melhor aplicabilidade dos conhecimentos”

O professor e coordenador de Inovação da UniSul, Eduardo Blanco, explica que o propósito é desenvolver ideias junto a empresas locais, unificando a expertise em pesquisa científica da Ânima/UniSul e oportunidades de pré-incubação junto à ACATE. “A iniciativa é acessível a todos os cursos, pois todas as áreas podem ter inovação. Percebemos que poderíamos potencializar o ecossistema de tecnologia catarinense, que hoje é um dos mais importantes do Brasil e da América Latina, com a capacidade empreendedora e inovadora dos nossos estudantes e professores”, explica Blanco. 

Após a assinatura do acordo, será aberto um edital permanente para que os alunos se inscrevam. Os selecionados participarão da pré-incubação e, em seguida, terão contato com as 11 Verticais de Negócios da ACATE para compreender as demandas, conforme detalha o coordenador de inovação da UniSul: “O programa será desenhado com base no mapeamento de ideias e de empreendimentos realizado por nossos alunos e professores. Eles vão cumprir uma série de etapas na pré-incubação até modelar a ideia inicial a ser apresentada. Depois, será o momento de aprimorar as propostas, realizar um filtro, uma pré-seleção que serão levadas à ACATE”, afirma. 

As soluções serão apresentadas à vice-presidência de Talentos da Associação para serem aprovadas. A partir daí podem ser firmadas parcerias e os estudantes receberão mentorias de empreendedores e professores. O convênio de ensino dual permitirá que os estudantes consigam ter a experiência na prática, atuando próximos das empresas de tecnologia e conhecendo processos. 

Para o professor Anderson Soares, coordenador da área de Engenharias da UniSul,  “parcerias como essa, que fomentam a inovação, são fundamentais para os cursos da área de tecnologia, pois criam um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes. Ao interagir com empresas e instituições de ponta, os alunos têm a oportunidade de enfrentar desafios reais do mercado e estar em contato com inovações tecnológicas. Tais experiências enriquecem o aprendizado, tornando-os mais preparados e competitivos no mercado de trabalho, além de incentivar o espírito empreendedor”.

A Ânima Educação tem experiência no desenvolvimento de projetos que unem pesquisa e extensão tecnológica a fim de promover inovação e impacto em todo país. “Nossos cursos têm professores extremamente qualificados, a maioria doutores, com experiência de mercado. Muitos dos nossos professores são empreendedores, possuem empresas de base tecnológica, e temos alunos que também são empreendedores com capacidade de criação, de solução de problemas e de visão extremamente apurada para as demandas da sociedade”, completa o diretor-geral da UniSul, Rodrigo Alves. 

“A ideia do U-Connect é tentar dar o maior apoio possível a essas ideias, para que consigam, de alguma forma, ter a possibilidade de serem inseridas no mercado, de serem reconhecidas ou de virar uma empresa, uma startup. Nós percebemos que ideias existem aos montes, mas há a dificuldade de transformá-las em um projeto consistente. Então, o U-Connect se propõe a colaborar nesse processo”, completa Blanco. A iniciativa com a ACATE é a primeira do programa e já há tratativas junto a outros ecossistemas de inovação para novas parcerias.

Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.

Conheça o universo de possibilidades e oportunidades que a inovação e a tecnologia oferecem ao seu negócio. Associe-se!

Compartilhe

ACATE - Associação Catarinense de Tecnologia
CNPJ: 79.307.138/0001-98

Rod. José Carlos Daux - SC 401, 4120 - km 4,
Bairro Saco Grande -
Florianópolis - SC
CEP 88032-005
Selo Inovação amanhã
  • Institucional
  • Associados
  • Programas
  • Polos Regionais
  • Notícias
  • Benefícios
  • Blog da Acate
  • Agenda de Eventos
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas Disponíveis
  • Login
  • Associe-se
  • Política de Privacidade
  • Português
  • English
Newsletter
[email protected]
48 2107 2700