Way2 amplia serviços de monitoramento de energia para atender exigência da CCEE
A Way2, empresa que atua com o desenvolvimento de sistemas de medição de energia elétrica, oferece um novo pacote de serviços, visando ao melhor atendimento às exigências de medição da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica): o S4 – Serviço Avançado de Agente de Medição. Este serviço adiciona ao atual pacote de serviços da empresa, o S3 – Serviços de Gestão da Medição – a Gestão e Operação do SDCE (Sistema de Coleta de Dados de Energia Elétrica) do ponto de vista do Agente de Medição.
A Way2, empresa que atua com o desenvolvimento de sistemas de medição de energia elétrica, oferece um novo pacote de serviços, visando ao melhor atendimento às exigências de medição da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica): o S4 – Serviço Avançado de Agente de Medição. Este serviço adiciona ao atual pacote de serviços da empresa, o S3 – Serviços de Gestão da Medição – a Gestão e Operação do SDCE (Sistema de Coleta de Dados de Energia Elétrica) do ponto de vista do Agente de Medição. Dessa forma, a equipe da Way2 passa a executar todos os procedimentos de responsabilidade do Agente no ambiente do SCDE, de modo a identificar eventuais inconsistências e atuar de forma a sanar quaisquer pendências que possam gerar penalidades de multa.
O novo serviço vai ao encontro da meta da CCEE de, entre 2012 e 2013, diminuir os prazos ligados ao cronograma de medição do SCDE de forma a diminuir também os prazos para a contabilização e liquidação das operações do Mercado de Curto Prazo. Para isso, é necessário minimizar os impactos operacionais decorrentes de dados faltantes no Sistema, disponibilizando diariamente os dados de medição para coleta automática pelo SCDE, o que já é obrigatório segundo PdC (Procedimento de Comercialização) ME.06 e o Módulo 12 dos Procedimentos de Rede.
O S4 realiza essa função através da integração com os demais aplicativos já disponibilizados pelo S3, que visa atender aos Agentes que não possuem infraestrutura necessária para operar a Plataforma Integrada de Medição da Way2: A Medição Integrada, que coleta, valida e gerencia os dados de medição, disponibilizando-os em gráficos e relatórios; a Gestão de Arquivos XML para o SDCE, que funciona com uma Unidade Central de Medição (UCM), agregando os dados do Agente e disponibilizando diariamente à CCEE; e a Supervisão do Canal de Inspeção Lógica, pela qual a CCEE tem acesso direto aos medidores, que são monitorados juntamente com a disponibilidade do canal de comunicação com os equipamentos em campo.
“No modelo S3, o Agente não deixa de ter participação na gestão da medição, pois ele é responsável por interagir com a CCEE através da interface do SCDE, para registrar notificações de manutenção ou indisponibilidade, atualizar o cadastro e realizar eventuais ajustes de dados de medição. Porém, como os Agentes não possuem essa gestão como parte de seus core business, decidimos incrementar o S3, assumindo as atividades de responsabilidade do Agente de Medição neste ambiente”, explica Thales Rodrigues Fonseca, gerente de negócios da Way2.
Além do modelo de serviços, a empresa oferece também aos agentes a aquisição de sua Plataforma Integrada de Medição, que, neste caso, é operada pelo próprio agente. Tanto o modelo produto quanto o modelo serviço realizam a aquisição remota dos dados de medição e a supervisão dos Sistemas de Medição de Faturamento, promovendo a automação dos procedimentos, reduzindo custos, riscos de penalidades da CCEE e aumento da confiabilidade dos processos.