Santa Catarina

08/fev/2018

Workshop prático de criação de Startups está de volta em Joinville

O cenário de startups está aquecido no Brasil.

O cenário de startups está aquecido no Brasil. Muito interesse da mídia e um crescimento de novos empreendedores querendo criar novos negócios e conhecer mais sobre este Ecossistema de empreendedorismo de alto impacto. Meetups e eventos como Startup Weekend tem surgido em números cada vez maiores, demonstrando o relevância do tema. Ainda assim permanece o problema que muitas das novas startups não estão sobrevivendo. Muitas ideias surgem, porém poucas se traduzem em negócios reais. A entrada de novos empreendedores tem sido grande, porém a permanência tem sido pequena.

 

Pensando em auxiliar novos empreendedores e intraempreendedores que o Colisões, criado pela Startadora, apoiado pela FAPESC, co-executado pela Fundação Softville e pelo Inovaparq, busca ajudar na criação de novas startups, mudança e renovação do mindset daqueles que querem aprender novos conceitos e metodologias de empreendedorismo. Os encontros são presenciais e seu conteúdo transmitido em 4 sábados, no qual cada participante, aprende na prática sobre criação de negócios e novos processos, como trabalhar em equipe e formar times, tanto para a criação de uma startup como para o desenvolvimento de projetos internos nas empresas. O participante não precisa ter conhecimentos técnicos prévios. São apenas 30 vagas e todo o treinamento será totalmente presencial.

 

Uma startup não pode ter apenas um time motivado e com uma boa ideia. Muitas equipes não trabalharam muito tempo juntas e passam por problemas de alinhamento de expectativas, até mesmo quanto à percentuais do negócio. É necessário um misto de espírito de equipe, resiliência, competência e execução. "Aprendi como criar minha startup e as técnicas de validação necessárias para tirar minha ideia do papel." – afirma Rafael Miranda Möller, que começou a Startup PagueDepois durante a última edição do workshop na sede Fundação SoftVille.

 

Isto pode parecer normal num ambiente de Startups, onde a incerteza é grande, mas o problema aumenta quando incubadoras, aceleradoras e programas de fomento e empresas já consolidadas não tem conseguido criar muitos casos de sucesso. "Faltam boas ideias? Não. O que está faltando são bons times. Isto é ponto passivo até mesmo entre investidores. O time é o coração da Startup, por isto precisa ser bem construído." – afirma Vinícius Machado – co-fundador da Startadora e facilitador do workshop.

 

Serviço:

Workshop Colisões

Local Fundação Softville – Rua Otto Boehm, 48 – América, Joinville – SC

Início: 17 de Fevereiro de 2018 – término 10 de Março de 2018.

Informações e ingressos em www.colisoes.com.br