O impacto da cultura digital nas empresas
É cada vez mais recorrente mudanças constantes pela inclusão de ferramentas tecnológicas nos processos corporativos. Com a inserção do trabalho remoto, principalmente neste último ano, o crescimento da cultura digital […]
É cada vez mais recorrente mudanças constantes pela inclusão de ferramentas tecnológicas nos processos corporativos. Com a inserção do trabalho remoto, principalmente neste último ano, o crescimento da cultura digital acabou ganhando um ritmo ainda mais acelerado, e as empresas precisaram se adaptar para conseguir manter as dinâmicas de trabalho, bem como a entrega de valor para seus clientes.
Neste artigo, vamos apontar o que é cultura digital, como aplicá-la e de que forma ela pode impactar os processos do ambiente corporativo.
O que é cultura digital?
Primeiramente, é necessário entender o que é a cultura digital dentro de uma empresa. Cultura digital é o processo de integrar recursos digitais em todas as atividades e departamentos, a fim de agilizar e dinamizar a rotina das pessoas (colaboradores, gestores, fornecedores e público consumidor). Tarefas que antes eram executadas manualmente e que agora podem ser automatizadas, ou processos que podem ser otimizados via ferramentas digitais.
Vale ressaltar que nem sempre a automatização de processos foi vista de maneira positiva por algumas organizações. Empresas mais tradicionais demoram mais para se integrarem e se adaptarem às novas formas de se trabalhar e produzir.
Uma pesquisa global realizada pela consultoria Protiviti, em 2018, em parceria com a Universidade Estadual da Carolina do Norte, alerta que resistir às mudanças causadas pela chamada “transformação digital” pode ser fatal às corporações de economia tradicional. Por isso é tão importante incorporar a cultura digital na sua empresa e fazê-lo logo.
Como implementar?
A criação da cultura digital traz muitos benefícios para a empresa, mas, para isso, é necessário adquirir e incorporar recursos tecnológicos, além de capacitar os seus colaboradores para o uso dessas ferramentas. Confira 5 dicas de como implementar a cultura digital no seu negócio:
- Busque parcerias
Essa transformação não deve acontecer de forma isolada. Desenvolva relações com outras empresas, veja o que funciona e o que não. Busque também empresas da área de TI, desenvolvedoras de software que possam fornecer os equipamentos necessários.
O LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, pode ajudar nisso, ao conectar startups à corporates. Pioneiro no ecossistema de inovação e tecnologia, o LinkLab aproxima médias e grandes empresas de startups e acelera o processo de inovação dessas empresas, ao mesmo tempo em que dá às startups uma importante oportunidade de acelerar sua participação em grandes mercados.
Corporate e Startup decidem juntas o tipo de projeto, e a equipe LinkLab acompanha todo o processo. Primeiramente, o desafio é lançado, depois, as startups interessadas se inscrevem para atender o desafio e apresentam suas soluções para a corporate. Por fim, a corporate escolhe qual startup fechar parceira e o projeto inicia. Isso faz com que a startup contribua com um serviço que irá solucionar determinado problema da corporate, além de fazer a startup ganhar experiência e notoriedade no mercado.
Leia mais: Como fazer parte do LinkLab?
- Integre a sua equipe
Desconstrua a ideia de hierarquia entre os funcionários ou de apenas uma equipe ser a responsável pela cultura digital, todos da equipe devem opinar e participar ativamente da sua construção. As lideranças da empresa podem sugerir que cada equipe exerça o olhar de repensar os processos da dinâmica de trabalho, listando possíveis ferramentas e práticas que podem contribuir para que as atividades sejam realizadas com maior coesão.
- Automatize os processos
Automatizar os processos organizacionais é uma tarefa simples e barata, que pode trazer muito mais agilidade e facilidade no dia a dia da empresa. Por exemplo, utilizar o potencial da nuvem em termos de processamento e armazenamento; Trocas de mensagens, informações e documentos via e-mail e gerenciamento de tarefas através de aplicativos, como Trello e Asana, que facilitam a organização e o acompanhamento das demandas da equipe.
- Analise seus dados
Proteção de dados é um tema bastante em alta no mundo corporativo atualmente, e não é por acaso. Analisar os dados da sua empresa é uma forma de ver quais processos merecem mais atenção, e quais podem ser ajustados, além de ajudar no processo de autoconhecimento da organização, entendendo mais quem é o seu público, seu segmento e produto. Ferramentas como Google Analytics e Big Data podem ajudar nesse processo.
É importante que os dados sejam utilizados como uma ferramenta para que a equipe consiga ter um olhar crítico sobre os processos, sempre que necessário redesenhar e traçar estratégias para alcançar metas e resultados melhores.
- Crie uma boa experiência digital para o seu cliente
Com o mundo cada vez mais conectado, é imprescindível que a sua empresa crie canais digitais com seu cliente que possibilitem uma experiência de excelência, seja no e-commerce, redes sociais ou chats de atendimento.
O sucesso em adotar novas tecnologias e integrá-las nas operações de uma empresa tem o potencial de atrair mais consumidores e consolidar aqueles que já conhecem.
Qual o impacto?
O impacto do digital pode representar uma ruptura importante no modelo de negócio, e também uma enorme oportunidade para ganhar eficiência e economia.
A transformação digital nas empresas é um processo que está mudando o cenário competitivo do mercado e promovendo a incorporação crescente de novas tecnologias aos produtos, processos e serviços das organizações. Tudo isso para alinhar as estratégias empresariais ao novo perfil comportamental dos clientes, muito mais conectados às novas tecnologias.
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Imagem: FreePik
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