Destaques

29/Jul/2022

ACATE promove conteúdos exclusivos e ações interativas no Startup Summit 2022

Estande da Associação conta com metaverso, palestras, lançamento de e-book, brindes e muito mais; confira a programação.
Estande ACATE - Startup Summit 2022

A edição de 2022 do Startup Summit — um dos maiores encontros de empreendedorismo da América Latina — promete reunir mais de 5,5 mil participantes no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), nos dias 4 e 5 de agosto. Em meio às diversas atrações do evento, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) promove, das 9h às 18h, uma ampla programação de palestras, lançamento de e-book, atividades interativas e brindes exclusivos.

Os conteúdos no estande da ACATE iniciam no dia 4, com o Fireside “Da pré-incubação ao exit”, trazendo um case da empresa You Do na pré-incubadora CocreationLab. Às 10h20, haverá uma cerimônia de doação de um dispositivo assistivo MyEye, voltado a pessoas com deficiências visuais, pelo Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, na presença do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Às 11h00, a empresa MOVTI Cloud Solutions lidera um talk sobre cibersegurança com Google Workspace e Keepit. E, às 11h40, haverá ainda o Open Day LinkLab, um momento de conexão focado em inovação aberta.

Na tarde desse primeiro dia, a programação continua com um talk sobre investimentos, apresentando um case entre a empresa Divid, do programa ACATE Startups, e a Rede de Investidores Anjo (RIA), às 13h10. Em seguida, às 13h50, um momento de conexão entre ACATE e inovabra abordará a temática “Hubs de inovação: parcerias que impulsionam a inovação aberta”.

 

Lançamento e-book M&A para startups

Às 14h30, Mosimann-Horn Advogados, Questum e Invisto fazem uma conversa sobre Fusões e Aquisições (M&A) para startups, lançando, em parceria com a ACATE, um e-book sobre o tema. Às 15h10, a ArcelorMittal apresenta o case de sucesso do Açolab, laboratório de inovação das suas siderúrgicas. Às 15h50, haverá o painel “Internacionalização de empresas tech para os Estados Unidos”, com a participação de André Leal — representante da embaixada americana —, trazendo novidades e desafios sobre o tema. Às 16h30, um outro painel sobre “Os Centros de Inovação como mecanismos de transformação das cidades”, com a Vertical Smart Cities da ACATE, o Sapiens Parque e a Teltec Solutions. E, por fim, será realizado um encontro do Grupo Temático Mulheres ACATE, com o tema “Como criar um ecossistema de inovação que apoia as mulheres”.

Para incentivar a integração entre seus visitantes, o estande ACATE terá área instagramável, nuvem de palavras interativa, uma experiência com metaverso via solução da empresa Beupse e um mapa touch com o nome de suas mais de 1500 empresas associadas.

 

Segundo dia

Na sexta-feira (5), último dia do Startup Summit, os conteúdos começam com a palestra “Edtechs: onde estão as oportunidades no mercado de Educação”, às 09h40. Na sequência, haverá o Peopletech talk “Os desafios de engajamento no ponto de vista da gestão de pessoas e de negócios”, às 10h20; o conteúdo “Como oportunizar uma boa ideia” da cooperativa de crédito Sicredi, às 11 horas; e mais uma edição do Open Day LinkLab, às 11h40.

À tarde, serão realizados um talk de investimentos, com um case da Invisto e da startup Voltbras, às 13h10; uma palestra da empresa innoway com temática voltada à “Ambidestria para crescimento sustentável”, às 13h50; um painel sobre inovação no setor público, com a presença do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), do Laboratório de Inovação do Governo do estado (Nidus) e da empresa associada  WeGov, às 14h30; um fireside, às 15h10, com representantes dos polos regionais da ACATE Orion Parque (Lages) e Softville (Joinville), falando sobre o impacto da Rede MIDITEC no desenvolvimento do ecossistema de cada região; e o conteúdo “Health Techs: o papel do Programa Verticais de Negócios no impulsionamento das startups”, às 15h50. Haverá também, às 16h30, uma conversa sobre as oportunidades do programa Dell for Startups, com o tema “Conexões em todos os estágios da jornada”, e uma palestra da Microsoft sobre tração e rentabilidade, às 17h10.

 

Startup Summit

O Startup Summit — realizado pelo Sebrae, em parceria com a ACATE e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) — ocorre de forma híbrida. Com ingressos esgotados para participação presencial, quem não puder comparecer aos estandes físicos tem a opção de realizar a inscrição gratuitamente e acompanhar tudo de forma online, em qualquer lugar. Os conteúdos da ACATE também podem ser vistos pela internet, no estande virtual.

Na edição 2022, o evento terá exposições de mais de 170 empresas, competição de startups, além de um line-up com mais de 90 palestrantes, entre personalidades como Camila Farani, Chris Yeh e Gabriela Prioli, e profissionais reconhecidos do ecossistema de inovação e tecnologia, como João Del Valle, CEO do Ebanx, Eric Santos, CEO da RD Station e Florian Hagenbuch, co-CEO da Loft. 

>> Saiba mais sobre o evento.

 

Programação estande ACATE (Startup Summit 2022)

DIA 04

09:00 – Abertura

09:40 – Fireside “Da pré-incubação ao exit: case Cocreation” – Odolir Santos Junior (YouDo) e Prof Luiz Salomão (Cocreation)

10:20 – Cerimônia doação Dispositivo assistivo MyEye – Prefeito Topázio Neto (PMF), Rafael Erdreich – Cônsul Geral de Israel em São Paulo

11:00 – Cyber Security com Google Workspace e Keepit – Camile de Melos (Movit); Jhonatan de Souza (Movit)

11:40 – Open Day LinkLab – ArcelorMittal, Unimed GF, CTG Brasil

13:10 – Investimentos Talk: Case Divid e RIA SC – Fábio Ferrari (RIA/SC) e Gabriel Accetta (Divid)

13:50 – Hubs de inovação: parcerias que impulsionam a inovação aberta – Renata Petrovic (inovabra) e Silvio Kotujansky (ACATE)

14:30 – M&A para startups: a jornada até a venda – Gabriel Ferreira Duarte (Invisto), Rafael Assunção (Questum); Ivan Pereira Remor (Mosimann-Horn)

15:10 – Açolab – o case de inovação do maior grupo siderúrgico do Brasil 0 Alexandre Caldeira (ArcelorMittal)

15:50 – Internacionalização de empresas tech para os Estados Unidos – André Leal (Especialista em Internacionalização da Embaixada dos EUA)

16:30 – Os Centros de Inovação como mecanismo de transformação das cidades – Diego Ramos (Teltec Solutions), Daniella Abreu (Sapiens Parque)

17:10 – Encontro Mulheres ACATE “Como criar um ecossistema de inovação que apoia as mulheres?” – Betina Zanetti Ramos (ACATE), Marina Barbieri (Sebrae Delas), Solange Borguesan (ACIF)

 

DIA 05

09:00 – Abertura

09:40 – Edtechs: onde estão as oportunidades no mercado de Educação – Felipe Mandawalli (Mettzer)

10:20 – Peopletech Talk “Os desafios de engajamento no ponto de vista da gestão de pessoas e de negócios” – Sidilei Fidlerski (RHello Soluções) e Verônica Lima (Comece com o pé direito)

11:00 – Como oportunizar uma boa ideia? – Geraldo Mateus Glufke Cardoso (Sicredi)

11:40 – Open Day LinkLab – Fort Atacadista, CLAMED, Ambev, Koerich e Gov SC

13:10 – Investimentos Talk: Invisto e Voltbras – Marcelo Wollowski (Invisto) e Bernardo Durieux (Voltbras)

13:50 – Ambidestria para crescimento sustentável – Daniel Alves (innoway)

14:30 – Inovação Aberta no setor público – Gabriela Tamura (WeGov), Jorge Eduardo Tasca (Gov SC/Nidus), Tatiana Custódio (TCE-SC)

15:10 –  Fireside “O Impacto da Rede MIDITEC no desenvolvimento do ecossistema regional” – Claiton Camargo de Souza (Orion Parque); Pedro Shioga (Softville)

15:50 – Health Techs: o papel do Programa Verticais de Negócios no impulsionamento das startups – Walmoli Gerber Jr (BrasilRad) + duas startups

16:30 – Dell para Startups: conexões em todos os estágios da jornada – Guilherme Colombo (Dell)

17:10 – Tudo que sua startup precisa para tracionar e ser mais rentável – Larissa Sanders (Microsoft)