Destaques

02/Aug/2022

RIA e ACATE marcam roteiro de visitas da Missão Catalisa Hub

Iniciativas da Associação acolhem representantes do SEBRAE de todo o Brasil
Iniciativas da ACATE acolhem representantes do SEBRAE de todo o Brasil na Missão Catalisa Hub, de agosto de 2022.

A Rede de Investidores Anjo (RIA) — parceria entre a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Anjos do Brasil, que reúne interessados em investir e apoiar negócios inovadores — marcou presença na Missão Catalisa Hub Startup Summit 2022, dentro da programação do SEBRAE Experience, nos dias 2 e 3 de agosto.

O Diretor da RIA, Fábio Ferrari, juntamente com dois investidores-anjos do grupo, Alexandre Castro e Matheus Figueiredo, compartilharam suas expertises para 500 representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) de todo o Brasil nesta imersão.

O Catalisa é um hub de inovação aberta do SEBRAE, que conecta diversos atores do ecossistema de inovação — como pequenos negócios, grandes empresas, governo, instituições de ciência e tecnologia, startups e outros — para juntos solucionarem problemas e gerarem negócios. A Missão Catalisa Hub visa levar integrantes desse programa para um circuito de players inspiradores na capital catarinense, nos dias que precedem o Startup Summit.

Também são parte da programação de visitas a sede da ACATE e os programas estratégicos LinkLab e MIDITEC.

 

Confira todos os pontos da Missão:

  • Sapiens Parque: um dos maiores parques tecnológicos do Brasil, localizado no norte da Ilha de Florianópolis em Santa Catarina.
  • Softplan: uma das maiores desenvolvedoras de software do país, referência de transformação digital em órgãos públicos e empresas privadas.
  • CELTA: a primeira incubadora do Brasil, que foi idealizada e criada em 1986 pela Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), com o objetivo de viabilizar um promissor setor de tecnologia, aproveitando os talentos e o conhecimento gerados pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Fapesc: a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina tem como missão promover o ecossistema catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de fomento e da integração de seus atores, objetivando o avanço de todas as áreas do conhecimento, o equilíbrio regional, o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade de vida do cidadão catarinense.
  • Catarina Capital: gestora de investimentos especializada na classe de ativos de tecnologia.
  • ACATE: a Associação Catarinense de Tecnologia é a principal representante do empreendedorismo inovador em Santa Catarina, apoiando o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado.
  • LinkLab: a plataforma de inovação aberta da ACATE promove conexões e oportunidades, que geram inovação e contribuem para o desenvolvimento de corporates e startups.
  • Invisto: a maior especialista de Venture Capital do Sul do Brasil, com mais de 15 anos de experiência na estruturação de novos negócios de tecnologia e inovação.
  • Impact Hub: a maior comunidade de empreendedores de impacto do mundo, que oferece um ecossistema único de espaços de coworking e diversos eventos.
  • RIA: a Rede de Investidores Anjo, parceria entre a ACATE e a Anjos do Brasil, é uma comunidade com propósito de conectar pessoas físicas que querem investir em startups, aos empreendedores que desenvolvem produtos e serviços com potencial de crescimento em escala. 
  • Instituto da Indústria: conjunto de ações estruturadas para desenvolvimento de inovação para a indústria brasileira; estrutura que abriga o Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados e o Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde, localizada no Sapiens Parque.
  • Produza SA: empresa nacional que atua na montagem de placas e produtos eletrônicos, utilizando os mais modernos equipamentos e tecnologias disponíveis.
  • HARDS: a primeira aceleradora do Brasil para startups com soluções de Hardware + Software se posiciona como um ecossistema de evolução para startups no segmento da Indústria 4.0.
  • MOA Ventures: trabalha com consultoria de Inovação Corporativa e Venture Builder e é gestora do portfólio da HARDS de 18 Startups.
  • SENAI: referência mundial em qualidade de ensino, o SENAI/SC capacita trabalhadores da indústria por meio de educação profissional, consultorias especializadas e serviços de inovação voltados ao desenvolvimento e competitividade econômica e industrial de Santa Catarina.
  • CERTI: instituição de base tecnológica que, desde 1984, atua com o propósito de “contribuir de forma relevante para a competitividade das empresas e para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.
  • MIDITEC: uma das cinco melhores incubadoras de empresas do mundo, pelo ranking do UBI Global, gerenciada pela ACATE e mantida pelo SEBRAE.
  • Darwin Startups: ecossistema de evolução para startups que, desde 2015, fomenta uma comunidade de empreendedores, mentores, investidores e grandes corporações com o propósito de acelerar negócios.
  • CocreationLab: pré-incubadora voltada para pessoas que tenham ideias nas áreas de economia criativa com potencial de gerar novos empreendimentos. 

 

Um ecossistema pulsante e conectado

Cidade-sede da Missão Catalisa Hub, Florianópolis se destaca como a segunda mais inteligente e conectada do Brasil, servindo de exemplo para a criação de outras comunidades empreendedoras. Seus centros de inovação impulsionam negócios e oferecem espaços dinâmicos para empresas de economia criativa e tecnologia na região continental, na SC-401, no Centro e no Norte da Ilha.

A diversidade de produções científicas, nas mais variadas áreas do conhecimento, contribuíram para que Floripa fosse considerada uma das melhores cidades para se empreender. Com toda essa infraestrutura, a indústria de tecnologia florianopolitana já supera a do turismo, atraindo visitantes de todo o país.

 

Sobre o Startup Summit

Um dos maiores encontros de empreendedorismo da América Latina, o Startup Summit — realizado pelo SEBRAE, em parceria com a ACATE e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) — ocorre de forma híbrida, nos dias 4 e 5 de agosto.

Com ingressos esgotados para participação presencial, quem não puder comparecer aos estandes físicos tem a opção de realizar a inscrição gratuitamente e acompanhar tudo de forma online, em qualquer lugar.

Na edição 2022, o evento terá exposições de mais de 170 empresas, competição de startups, além de um line-up com mais de 90 palestrantes, entre personalidades como Camila Farani, Chris Yeh e Gabriela Prioli, e profissionais reconhecidos do ecossistema de inovação e tecnologia, como João Del Valle, CEO do Ebanx, Eric Santos, CEO da RD Station e Florian Hagenbuch, co-CEO da Loft.

>> Saiba mais sobre o evento.