Destaques

04/Aug/2022

Startup Summit apresenta grandes nomes do empreendedorismo inovador e oportunidades

Primeiro dia contemplou palestras, lançamentos e estreitamento de relações exteriores; Camila Farani e outros destaques do mercado estiveram presentes
Startup Summit 2022 - Primeiro dia

A quinta edição do Startup Summit iniciou, nesta quinta-feira (04), com uma ampla programação. Foram cerca de oito horas de conteúdos, apresentados por 45 palestrantes, com temáticas focadas em empreendedorismo, tendências, investimentos, inovação, negócios e tecnologia. Estima-se que, nos dois dias de evento, aproximadamente 6 mil pessoas estarão presentes, visitando a feira de exposições de negócios e os sete palcos dispostos no CentroSul, em Florianópolis. 

A abertura do Startup Summit 2022 teve a participação do presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Iomani Engelmann, que destacou o trabalho conjunto como base do ecossistema de inovação e elemento fundamental na viabilização do evento. “O time da ACATE tem cerca de 100 pessoas contratadas, entre bolsistas, estagiários e CLTs. É mais de uma centena de pessoas se doando para que este encontro seja possível economicamente. Se hoje temos um ecossistema rico e próspero, movimentando 6,1% do PIB catarinense, é graças a uma cultura imensa de colaboração”.

Além de Iomani, a empreendedora Stéphanie Fleury, o diretor de operações empresariais do SEBRAE/SC, Luc Pinheiro, e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), Rodrigo Estrázulas Rossoni, deram início às atividades do evento.

Na sequência, a primeira palestra no palco principal foi ministrada por Camila Farani, empreendedora e investidora, reconhecida por sua participação no programa Shark Tank Brasil. Camila apresentou assuntos relacionados à sua trajetória e dificuldades na construção e gestão de uma empresa. Além dela, também passaram pelo palco principal, neste primeiro dia: Eric Santos, fundador e CEO da RD Station, Florian Hagenbuch, Fundador e CEO da Loft, João Kepler Braga, CEO da Bossanova, entre outros nomes do empreendedorismo. Chris Yeh, co-autor do livro Blitzscaling, best-seller do universo das startups, realizou o encerramento do palco com palestra sobre como construir as empresas do amanhã.

 

Palco Corporate by ACATE

Os conteúdos do Startup Summit estão divididos em 14 trilhas com os seguintes temas voltados para as startups: empreendedorismo, scale-up, tendências, investimentos, tecnologia/produto, growth, cultura/talentos, hardware, corporate, vendas, M&A, relacionamento com clientes e internacionalização.

Entre as novidades desta edição está o Palco Corporate, com curadoria de conteúdos pela ACATE e palestras focadas em grandes e médias empresas. Neste primeiro dia, a trilha corporate contemplou temas como ESG, inovação, ecossistema, cultura organizacional e conexão entre startups e grandes empresas através da inovação aberta. Os painéis foram apresentados por profissionais de empresas que são referência no mercado nacional, como a ArcelorMittal, Ambev, Fisher e Unimed.

 

Estande ACATE

A ACATE também marca presença no Startup Summit com um estande que propicia o networking entre empreendedores e investidores, além de conteúdos exclusivos sobre a jornada de pré-incubação ao exit, o impacto da rede de incubadoras MIDITEC no desenvolvimento regional, cibersegurança, metaverso, fusões e aquisições de empresas (M&A), centros de inovação e mulheres no ecossistema de inovação. Além disso, o espaço da associação apresentou pitchs de startups a investidores-anjos da RIA-SC, oportunidades de conexões a corporates e de internacionalização.

Na programação matutina, o programa LinkLab, da ACATE, reuniu as corporates ArcelorMittal, Unimed Grande Florianópolis e CTG Brasil para apresentarem seus desafios de inovação, que podem vir a ser solucionados por startups. A oportunidade propiciou que empresas conhecessem reais demandas do mercado e realizassem networking, visando conexões através da inovação aberta.

Ainda pela manhã, o estande contou com a presença do Cônsul-Geral de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, que realizou a doação de um dispositivo assistivo MyEye — capaz de interpretar informações visuais e transmiti-las por áudio a pessoas com deficiência visual — à Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF). Na ocasião, o prefeito da capital, Topázio Neto, ressaltou a importância da aquisição desse aparelho para uma maior inclusão de pessoas nas escolas da cidade. Por sua vez, Doron Sadka, representante brasileiro da empresa Orcam, desenvolvedora da tecnologia, afirmou que ela oferece independência, autonomia, transformação e pertencimento a seus usuários.

Durante a tarde, Renata Petrovic, Head do inovabra Habitat, e Silvio Kotujansky, Diretor de Inovação e Novos Negócios da ACATE, se reuniram para falar sobre hubs e parcerias que impulsionam a inovação aberta. A ACATE realizou, ainda, o lançamento de um e-book sobre M&A para startups, em parceria com o escritório de advocacia Mosimann-Horn, a assessoria de fusões e aquisições Questum, e a gestora de investimentos em venture capital Invisto. O conteúdo tem o objetivo de apoiar empreendedores a entenderem e planejarem a jornada de fusão e aquisição de uma startup.

André Leal, especialista em Internacionalização do SelectUSA (programa do governo dos Estados Unidos da América), também apresentou oportunidades para empresas de tecnologia no país norte-americano. A iniciativa do SelectUSA busca estimular, facilitar e acelerar o investimento das startups nos Estados Unidos.

Os participantes que visitarem o estande da entidade durante o Startup Summit, além de acompanharem conteúdos exclusivos e oportunidades também poderão ganhar brindes especiais, conhecer mais sobre o ecossistema de inovação catarinense e participar de ações interativas com soluções desenvolvidas pelo setor de tecnologia no estado.

Confira a programação completa do evento

 

>> Acompanhe as novidades do ecossistema catarinense de tecnologia no site, na newsletter e nas redes sociais da ACATE: LinkedIn, Instagram e Twitter. Acesse também nosso Portal de Benefícios e descubra as diversas vantagens de ser um associado.