Destaques

05/Aug/2022

Startup Summit 2022: evento mobiliza pessoas pela inovação

Trilhas, exposições, ações interativas e shows marcaram a edição; segundo dia contou com Gabriela Prioli, ‘O Primo Rico’, Dazaranha e muito mais
Startup Summit 2022 - Segundo dia

A edição de 2022 do Startup Summit foi marcada por trocas de conhecimento e networking. Dando sequência aos trabalhos iniciados em 4 de agosto, o dia 5 contou com mais de oito horas de conteúdos exclusivos e atrações voltadas ao ecossistema de inovação. Estiveram presentes Gabriela Prioli — advogada e apresentadora de TV —, o influenciador digital Thiago Nigro — conhecido como “O Primo Rico” — e grandes nomes do mercado, como João Del Valle, Juliana da Cunha Assad, Marcelo Lombardo, Mônica Hauck, Robson Privado e muitos outros. O evento contemplou, ainda, o anúncio das premiadas no projeto Acelera Startup SC e se encerrou com um show ao vivo da banda Dazaranha.

No estande ACATE, a manhã do segundo dia de evento começou com a palestra “Edtechs: onde estão as oportunidades no mercado de Educação”, com Felipe Mandawalli, CEO da Mettzer e Vice-Presidente de Integração da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Em seguida, Sidilei Fidlerski, Co-fundador da RHello Soluções, e Verônica Lima, Senior Human Resources da Comece com o pé direito, lideraram um Peopletech Talk com o tema “Os desafios de engajamento no ponto de vista da gestão de pessoas e de negócios”.

Na sequência, Geraldo Glufke Cardoso, Assessor de Negócios da cooperativa Sicredi, ministrou o conteúdo “Como oportunizar uma boa ideia?”. E para encerrar o período matutino, a plataforma de inovação aberta LinkLab realizou um Open Day — momento de conexão —, com as corporates Fort Atacadista, CLAMED Farmácias, Ambev, Koerich e Governo de Santa Catarina.

À tarde, Marcelo Wollowski, CEO da Invisto, e Bernardo Durieux, Diretor Executivo da startup Voltbras, realizaram um bate-papo sobre investimentos. Daniel Alves, CEO da innoway, deu uma palestra com o tema “Ambidestria para crescimento sustentável”. A inovação aberta no setor público foi abordada em um painel com Gabriela Tamura, Diretora de Negócios da WeGov; Jorge Eduardo Tasca, Secretário de Estado da Administração do Governo catarinense e representante do laboratório de inovação Nidus; e Tatiana Custódio, coordenadora do Laboratório de Inovação do Tribunal de Contas estadual (TCE-SC). Os impactos regionais da Rede MIDITEC — programa estratégico de incubação de empresas da ACATE — foram destaque de um fireside com Claiton Camargo de Souza, CEO do Orion Parque, e Pedro Shioga, Coordenador Executivo da Fundação Softville.

Walmoli Gerber Jr, Diretor Executivo da BrasilRad e Vice-Presidente de Marketing da ACATE; Thiago Ramalho França, CEO da Altrum; e Danilo Cândido, CEO da Animati netPACS, foram responsáveis pela palestra “Health Techs: o papel do Programa Verticais de Negócios no impulsionamento das startups”. Depois, Guilherme Colombo, Sales Account Executive da empresa Dell, apresentou o conteúdo “Dell para Startups: conexões em todos os estágios da jornada”. E, por fim, Larissa Sanders, da Microsoft, ministrou o conteúdo “Tudo que sua startup precisa para tracionar e ser mais rentável”.

 

Palco Corporate

Sob curadoria da ACATE, o Palco Corporate também trouxe nomes importantes do mercado. André Britto, CFO da empresa Sankhya, abordou semelhanças e diferenças entre os modelos de investimento de fusões e aquisições (M&A) e de capital de risco corporativo (CVC). Leonardo Senra, CMO na Bitz, por sua vez, apresentou o case da fintech e aprendizados sobre o lançamento e aceleração do negócio. A Vice-Presidente de Vendas na Microsoft Brasil, Andrea Cerqueira, ministrou um conteúdo sobre Growth Mindset e a transformação da gigante da tecnologia a partir dessa filosofia. E, para encerrar, Renata Petrovic, head do Inovabra Habitat, tratou do papel da inovação aberta para acelerar mudanças culturais e as formas de trabalhar.

Novidade no Startup Summit, as trilhas Corporate foram focadas em médias e grandes empresas, com temáticas como negócios, inovação, ESG e vendas.

 

Plenária

No palco principal do evento, as atividades foram iniciadas pela empreendedora e apresentadora da CNN Stéphanie Fleury. Gabriela Prioli subiu à plenária, às 10h, com a palestra “Menos emoção, mais razão”. Às 10h45, Monica Hauck, Marcelo Lombardo e Gustavo Brigatto apresentaram o painel “Omie, Sólides e a era dos decacórnios”. E às 11h30, João Del Valle, CEO da EBANX, apresentou o case de sucesso da fintech.

Na parte da tarde, o conteúdo “Tokenização: como a digitalização de ativos está revolucionando o mundo das Startups” foi apresentado por Gustavo Stork, José Artur Ribeiro e Juliana da Cunha Assad. Às 14h40, Robson Privado e Ricardo Alem fizeram um bate-papo sobre a empresa MadeiraMadeira, no painel “A jornada de um unicórnio do Sul do Brasil”. Às 15h20, “China Digital: oportunidade, investimento ou ameaça para as startups brasileiras” foi tema da palestra do empreendedor In Hsieh. Às 16h00, Marisa Kinoshita e Fausto Novaes abordaram descobertas e oportunidades que valorizam os serviços financeiros. Às 17h30, o “Primo Rico”, Thiago Nigro, ministrou a palestra “Máquina do Tempo”. E, ainda, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc), em conjunto com o Sebrae, anunciou as startups contempladas no programa Acelera SC.

Além da plenária, Palco Corporate e estande ACATE, o Startup Summit — realizado pelo Sebrae, em parceria com a ACATE e a Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF) teve mais seis palcos e cerca de 170 exposições de empresas inovadoras. Considerado um dos maiores eventos de empreendedorismo da América Latina, a edição de 2022 bateu recorde de público, com quase 6 mil participantes.

Veja o que aconteceu no primeiro dia de Startup Summit

 

>> Confira mais informações sobre a programação, clicando aqui.