Destaques

26/May/2022

LinkLab completa 5 anos, transformando SC com a inovação aberta

Desde 2017, programa estratégico da ACATE gera oportunidades de negócios entre startups e corporates
LinkLab completa 5 anos de história. Na foto, a unidade do programa no Ágora Tech Park.

Em clima de conquistas e expansão, o LinkLab — programa estratégico de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) — completou cinco anos, no dia 25 de maio. Desde 2017, corporates de diversos setores se conectam a ele, oferecendo seus desafios de mercado. Ao mesmo tempo, startups propõem soluções tecnológicas para os problemas das corporates, buscando conquistar clientes e conhecer com mais profundidade seu segmento de atuação.

Com o propósito de ser um hub de conexões e oportunidades que gerem inovação e contribuam para o desenvolvimento de grandes empresas e startups em toda Santa Catarina, o LinkLab tem aumentado sua visibilidade e ampliado suas fronteiras. Nos últimos anos, passou a atuar em rede — com a inauguração das unidades no Ágora Tech Park (Joinville) e no CIA São José, para além da sede no CIA Primavera. Em 2021, também lançou o evento itinerante LinkLab Roadshow, a fim de levar a pauta da inovação aberta para diferentes regiões do estado.

Cada vez mais dinâmico, o programa vem crescendo frequentemente em número de adesão de empresas e cases de sucesso. 44 corporates fazem ou já fizeram parte da trajetória do LinkLab. Até hoje, já foram realizados 104 projetos de inovação e 1037 interações — levando em conta pitches, alinhamentos, projetos fechados, etc — entre startups e grandes empresas. Além disso, são parceiros do programa, os hubs e ecossistemas Hotmilk (PUC-PR), Bradesco Inovabra, Nexus Startups, Raja Valley e Softville.

 

Parcerias que agregam valor

A sinergia do LinkLab com outros atores do ecossistema de inovação tem gerado oportunidades diferenciadas de conexões. Somente neste ano, por exemplo, o programa conseguiu estabelecer parcerias com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o LIDE SC e o Centro Universitário Eniac, que prometem abrir novas portas para empreendedores.

A parceria ACATE e ABF, firmada em janeiro, tem objetivo de impulsionar o ecossistema de inovação no mercado de franquias, através de um LinkLab com foco exclusivo em franchising. Atualmente, a ABF dispõe de cerca de 1,3 mil redes de franquias associadas e a ACATE tem acesso a milhares de startups, tanto no ecossistema catarinense como de parceiros. Nesse novo projeto, as duas associações estimulariam o “match” entre redes de franquia com demandas de negócio e startups com soluções aplicáveis e inovadoras.

Em maio, a ACATE também se reuniu com o Eniac, de Guarulhos (SP), lançando um projeto para criar uma ponte entre os trabalhos do LinkLab e a Academia. Grupos de pesquisa da universidade, que desenvolvam soluções aplicáveis, podem agora se conectar a grandes empresas com demandas de produtos e serviços inovadores. Dessa forma, estudantes têm a chance de aprender na prática, desenvolver novas soluções e entrar no mercado.

Por fim, no mesmo mês, o LinkLab ainda anunciou uma aproximação com o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), visando relacionar grandes empresas dos setores industrial, comercial e de serviços com a inovação aberta. Para tanto, o Grupo estabeleceu um novo ponto de presença do LIDE SC na unidade do LinkLab no CIA Primavera, em Florianópolis.  O LIDE é o maior grupo de lideranças empresariais do país, reunindo empresários e executivos C-Level que representam 52% do PIB privado nacional. O novo espaço será voltado para encontros, reuniões e eventos, visando o compartilhamento de conteúdos, a superação de desafios e o desenvolvimento de Santa Catarina.

 

Conexões e resultados

Nesses cinco anos de história, foram muitas as conexões do LinkLab que geraram bons resultados. Pode-se citar o caso entre a Unimed e a startup Nina, em que desafio central era diminuir as abstenções nas consultas médicas, facilitando para o usuário dos planos de saúde da corporate a confirmação prévia de presença. A Nina ofereceu para a Unimed um sistema de reagendamento otimizado para as clínicas, diminuindo em 30% o volume de faltas em comparação com o trabalho manual que era realizado antes.

A parceria entre a imobiliária Brognoli e a startup Divid, por sua vez, permitiu uma melhor comunicação entre a corporate e um público com baixo poder de compra, adepto ao compartilhamento de imóveis. Em busca de um canal para dialogar com o público jovem e universitário, a Brognoli conseguiu, através da parceria, uma plataforma para oferecer aos seus clientes um serviço inovador e seguro, com mais de 1600 imóveis e 800 usuários cadastrados.

O Fort Atacadista, rede de varejo alimentar catarinense do Grupo Pereira, em parceria com a startup Tempo Certo, promoveu melhorias no processo de recepção de mercadorias realizado pelas 47 lojas, presentes em SC, DF e MS. O desafio do Fort era centralizar, em sua matriz, e padronizar a gestão de recebimento das mercadorias, um processo que antes era realizado manualmente em planilhas e por diversos canais, como telefone, e-mail e WhatsApp. Ao se relacionar com a Tempo Certo, implantou a digitalização do processo por meio de uma plataforma online.

A corporate Koerich, uma das maiores empresas do varejo em SC, encontrou através do LinkLab uma solução para melhorar seus processos de logística no setor de montagem e comunicação interna com seus montadores. Por meio de um desafio, a Koerich se conectou à startup Donc!, fornecedora de tecnologia para gestão de serviços externos. A dificuldade identificada era que o montador precisava ir até a loja e aguardar a impressão das ordens de serviço para então realizar seu trabalho. Essa situação demandava tempo e gasto com impressões. Com o auxílio de um aplicativo de smartphone desenvolvido pela startup, a corporate pôde agilizar este processo, diminuir gastos e ganhar em produtividade.

Por sua vez, a empresa catarinense Schulz, atuante na indústria de compressores e automotiva, fez parceria com a também joinvilense e-Kanban, startup desenvolvedora de soluções em software para a gestão contábil, em busca de otimizar processos internos da área financeira. A implementação do sistema e-Kanban padronizou as atividades do departamento de contabilidade da corporate, com a criação de fluxos, check-lists, definição de prazos e responsáveis. A solução também atendeu a área fiscal, conferindo otimização aos procedimentos para as obrigações da empresa quanto aos impostos.

Além desses casos, vale também citar o exemplo da startup Equilibrium. Fundada em 2019, a logtech catarinense, que desenvolveu um sistema de orquestração e inteligência logística digital, cresceu 500% em 2021 e foi adquirida pelo grupo O Boticário para gestão logística das entregas em todos os seus canais. Entre os primeiros clientes da Equilibrium estavam empresas de grande porte como Havan, Clamed e Hippo. Na parceria com a rede de supermercados Hippo, em específico, a tecnologia da startup foi responsável por triplicar as entregas diárias da corporate.

 

Coworking

Para conectar corporates e startups, o LinkLab dispõe atualmente de três unidades físicas, em diferentes municípios de Santa Catarina: duas na Grande Florianópolis e uma no Norte do estado. Todas se caracterizam por seus espaços colaborativos e áreas de coworking, à disposição dos integrantes do programa.

Na capital, o LinkLab Primavera ocupa uma área de 640m², dentro do Centro de Inovação ACATE Primavera, localizado no bairro Saco Grande, à beira da SC-401. Sua estrutura é composta por uma sala de reunião, 8 salas para as corporates do programa e amplo espaço de coworking. Ainda possui áreas de uso comum para reuniões informais, copa equipada e espaço para descanso.

Na parte continental da região metropolitana, o LinkLab São José ocupa uma área de 330m² de ambiente colaborativo, entre área de coworking, salas de reunião, copa, além de ampla área externa de descompressão para elevar o bem-estar de corporates e startups. O Centro de Inovação ACATE São José fica entre as avenidas Presidente Kennedy e Beira-Mar, um dos eixos de concentração e expansão das empresas de comércio e serviços do município de São José.

Por último, em Joinville — a maior cidade do estado em número de habitantes — o LinkLab está presente dentro do Centro de Inovação Ágora Tech Park, situado no empreendimento Perini Business Park. Seu espaço de 275m² possui salas de reunião, call rooms, copa, espaço para pitches e apresentações, além de espaço colaborativo para coworking.

 

>> Faça como as empresas acima e venha para o maior programa de inovação aberta de SC